top of page

Tratamento oncológico no Brasil


Você já se perguntou quando começou o tratamento oncológico no Brasil? Como ele se estruturou? Neste texto você confere alguns fatos marcantes dessa trajetória. Senta que lá vem história!

Em 1872, o médico oftalmologista, Hilário Gouveia, descobriu a transmissibilidade hereditária do câncer. Em 1919, surge o Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP) e a primeira instância de saúde pública direcionada ao câncer. O Instituto do Radium - primeiro centro de pesquisa do câncer - surgiu em 1922, em Belo Horizonte, e hoje é o Hospital Costa Borges.

O Centro de Cancerologia do Distrito Federal surgiu em 1937, esse Centro serviu de base para o que viria a ser o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 1944, surge o INCA. Quase duas décadas depois, o Presidente Juscelino Kubistchek, reconheceu oficialmente o INCA, em 1961.

Em 1971, o INCA passou a ser gerido pelo Ministério da Saúde. Quase uma década depois, o INCA passou a ser administrado conjuntamente pelos Ministérios da Saúde e Assistência e Previdência Social. Em 1988, a nova Constituição Brasileira conferiu ao INCA a responsabilidade de desenvolver políticas de controle do câncer no País. Dois anos depois, surgiu o Sistema Único de Saúde (SUS).

Diversos passos levaram aos direitos que se tem hoje. Confira mais detalhes dessa história acessando o site da Fundação Oswaldo Cruz.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page