Com certeza você já ouviu alguma coisa sobre esse assunto, mas será que você conhece o real significado dele?
Ao longo dos anos, os Cuidados Paliativos têm ganhado mais espaço no cenário médico brasileiro, tanto, que se tornou matéria obrigatória dos cursos de medicina em 2023. Todavia, é comum que muitas pessoas associem os cuidados paliativos a algo que não tem mais concerto, a um remendo, e inclusive, a morte.
Isso acontece, porque existe uma falha na forma como tais cuidados foram empregados ao longo dos anos, uma vez que, os profissionais da saúde acabavam comunicando que o paciente está em cuidados paliativos quando a morte se tornava uma realidade eminente.
A grande questão é que os Cuidados Paliativos são uma forma de cuidado ativo, que busca promover a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que vivenciam uma doença que ameace a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento, controle da dor e a identificação e avaliação de qualquer outro sintoma de ordem física, psicossocial e espiritual.
Executados de forma correta, tais cuidados devem aparecer no momento do diagnóstico de uma doença ameaçadora da vida. Enquanto houver terapêuticas curativas a serem aplicadas, os cuidados paliativos vão acompanhar aquela pessoa em segundo plano, aparecendo de vez em quando, para avaliar se ela precisa de algo. Quando a doença toma um curso onde já não existem meios para que ela seja curada, os cuidados paliativos vêm para o primeiro plano, se tornando exclusivos, oferecendo conforto e alívio do sofrimento à aquela pessoa, para que ela tenha qualidade de vida, enquanto houver vida.
Comments