top of page

4 de fevereiro: Dia Mundial de Combate ao Câncer


A União Internacional de Controle do Câncer (UICC) é uma organização que se empenha mundialmente em promover equidade e redução da carga global de câncer. Uma de suas ações é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Este dia visa aumentar a conscientização e a educação sobre o câncer, de modo a fomentar medidas de prevenção da doença.

As campanhas da UICC são trienais, fazendo com que as temáticas sejam amplamente discutidas, e também, que se haja tempo para pensar e realizar intervenções concretas nas vidas das pessoas com câncer.

No triênio 2022-2024 a temática trabalhada é “Close the care gap” - fechar as lacunas do cuidado. De modo geral, essa temática traz consigo a importância de se perceber e atuar sobre as desigualdades relacionadas ao tratamento do câncer em todo o mundo. Fatores como renda, educação, localização e discriminação por etnia, gênero etc. influenciam diretamente neste cuidado.

Assim, a UICC nos convida enquanto cidadãos a nos unirmos para oferecer a essas pessoas a ajuda que elas precisam para passar pelo tratamento, como uma simples carona até o médico, por exemplo. Entretanto, ela também nos convoca enquanto comunidade a cobrar as lideranças, gestões e governos a se empenharem a criar estratégias e investir recursos na oferta de saúde de qualidade e diminuição da desigualdade social.

A UICC luta para que o combate ao câncer continue a ser uma prioridade na agenda mundial de saúde e desenvolvimento. Agenda esta, que o Instituto Rogério Rosa atua ativamente através do Selo Social, cuja a Entidade foi certificada no ano passado.


Por fim, tendo em vista a Campanha da UICC, como forma de participar do Dia Mundial de Combate ao Câncer, que acontece no sábado (04/02), a Amor ao Próximo realizou na manhã desta sexta-feira uma roda de conversa com advogados previdenciários e da saúde, sobre os direitos da pessoa com Câncer no Brasil, o acesso a medicamentos com gratuidade, assim como, ao auxilio doença ou aposentadoria por motivos de saúde.



20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page